Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Estágio
Início do conteúdo da página

Orientações sobre o Estágio

Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2016, 17h36 | Última atualização em Quarta, 19 de Março de 2025, 09h38

Índice de Artigos

Assistência Estudantil 750 x 425 px 3

O estágio é um ato educativo supervisionado que integra a formação acadêmica do estudante, proporcionando experiência prática na área de atuação do curso. Ele visa a complementação do ensino e da aprendizagem, ao desenvolvimento de competências profissionais e à preparação para o mercado de trabalho.

No Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o estágio pode ser obrigatório ou não obrigatório, conforme as diretrizes dos cursos. O estágio obrigatório faz parte da matriz curricular e é um requisito para a conclusão do curso. Já o estágio não obrigatório é uma atividade opcional, que contribui para o enriquecimento da formação do estudante.

A realização do estágio deve seguir a legislação vigente e ser formalizada por meio de um Termo de Compromisso entre o estudante, a empresa ou instituição concedente e o Ifes. Além disso, todo estágio conta com a orientação de um professor da instituição e um supervisor na empresa ou órgão concedente, garantindo que as atividades direcionadas estejam alinhadas com a formação do aluno.

O estágio é uma oportunidade excelente para os estudantes aplicarem os conhecimentos adquiridos na sala de aula, desenvolverem habilidades técnicas e interpessoais e ampliarem suas perspectivas profissionais.

Saiba mais sobre o Estágio do Ifes


A Coordenadoria de Relações Institucionais e de Extensão Comunitária é a responsável por orientar as/os alunas/os sobre o funcionamento do estágio, divulgando oportunidades e providenciando os formulários necessários, assegurando, assim, a legalidade dos procedimentos. Sobre o estágio, a REC alerta que não existe estágio sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para a realização de um estágio é procurar o setor que irá acompanhar todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

O estágio é ato educativo supervisionado que visa à preparação para o trabalho produtivo da/o estudante, por meio do aprendizado de competências próprias da atividade profissional.

Para mais informações sobre estágios no Ifes, entre em contato com a etapa progressiva do campus:

E-mail: rec.bsf@ifes.edu.br

WhatsApp: (27) 3083-4523

Responsável pelo setor: Luiz Felipe de Oliveira Almeida

Horário de Atendimento Presencial: Segunda a sexta de 08:00h às 16:00h


A Regulamentação dos estágios das/os alunas/os da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do IFES - Nova Resolução do CS nº 58/2018, de 17 de dezembro de 2018.

Lei Federal que dispõe sobre o estágio de estudantes - Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008.


As modalidades de Estágio Curricular Supervisionado, previsto nos cursos do Instituto Federal do Espirito Santo – Campus Barra de São Francisco, é:

I – Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório:

É aquele previsto no Projeto Pedagógico do Curso como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, desde que respeitadas as prerrogativas do projeto pedagógico de cada curso. O estágio não obrigatório deverá ser realizado em áreas que possibilitem o desenvolvimento da/o educanda/o para a vida cidadã e para o trabalho, somente enquanto a/o aluna/o mantiver matrícula e frequência na instituição. No Campus Barra de São Francisco os cursos que se encaixam nesta modalidade são os Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Bacharelado em Administração.

II - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório:

Embora não esteja contemplado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos do Campus Barra de São Francisco, ocorrem quando há requisito do mesmo para obtenção do diploma, devendo ser coerente com o perfil profissional visualizado, de modo a propiciar à/ao estudante a complementação do processo de ensino-aprendizagem.


Prezadas/os alunas/os do Ifes Campus Barra de São Francisco,

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC) disponibiliza neste espaço os documentos para formalização de estágio. Mas, atenção! Em caso de dúvida no preenchimento, procure a REC para que possamos orientá-las/os. Lembramos que os documentos devem ser preenchidos sem rasura e respeitando a legislação vigente e as especificidades de cada Curso. Alertamos para que tome conhecimento dessa legislação. A Lei Federal nº 11.788/2008 e a Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 58/2018 e o Projeto Pedagógico do Curso pode ser solicitado à/ao Coordenadora/or de cada Curso.

Para solicitar carta de encaminhamento: 

Solicitar pelo e-mail: rec.bsf@ifes.edu.br

Informar:

  1. Nome completo;
  2. Matrícula;
  3. Período atualmente matriculado;
  4. Curso;
  5. Turno;
  6. Previsão de término;
  7. Nome da empresa.

Para solicitar nada consta:

Solicitar pelo e-mail: rec.bsf@ifes.edu.br

Informar:

  1. Nome completo do aluno;
  2. Matrícula.

Planejamento do Estágio
Todo estágio deve ser planejado antes de seu início. Para começar, a/o aluna/o deve enviar à REC (por e-mail) o Plano de Estágio com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data em que efetivamente terá início o estágio. O processo será encaminhado à Coordenadoria do Curso, com prazo de devolução do parecer em até 5 dias. Se aprovado, a REC entra em contato com a/o aluna/o para solicitar a entrega dos documentos originais:

Documentos:

1) Plano de Estágio (3 vias).

2) Termo de Compromisso de Estágio (3 vias).

3) Carta ao orientador - escolher um/a professor/a do Ifes, com a ajuda da Coordenação do Curso, se necessário, e preencher esse formulário junto à/ao orientador/a.

4) Termo de Convênio – Escola e Unidade Concedente - Caso o estágio seja realizado SEM a participação de agente de integração. Se a parte concedente (Empresa) não tiver convênio com o Ifes.

5) Cópia da Apólice de Seguro contra acidentes pessoais em favor da/o estagiária/o (facultativo no caso de estágio obrigatório).

Estágio em andamento

Para o caso de o Plano de Estágio ultrapassar mais de 6 meses, em atendimento ao Inciso VII do Art. 9º da Lei 11.788/2008, a/o estagiária/o deverá apresentar semestralmente ao Setor de Estágio o relatório de atividades (com prazo não superior a 180 dias. Do mesmo modo, durante a realização do estágio, a/o aluna/o deverá manter contato frequente com o/a Professor/a Orientador/a e com o/a Supervisor/a de Estágio. Não esqueça de preencher diariamente a folha de ponto e de entregá-la à REC:

- Relatório Periódico de Estágio do Aluno

- Folha de Ponto

- Termo Aditivo de Estágio: Utilize o documento para fazer qualquer alteração em seu contrato. Ele deve ser preenchido sem rasura em 3 vias, assinados e entregues à REC com no mínimo 10 dias de antecedência da data de alteração a ser realizada.

Para a quitação com o setor de estágio (REC)

Em caso de rescisão do contrato de estágio e/ou de término do período normal do contrato de estágio, a/o estagiária/o deverá entregar: 

Rescisão do termo de compromisso do Estágio - Caso o estágio termine antes do prazo previsto, informe imediatamente à REC por e-mail. Depois, em até 10 dias, encaminhe a rescisão à REC em 3 vias preenchidas e assinadas, junto com os documentos de finalização do estágio (folhas de ponto, relatórios de atividades, termo de realização e avaliação de estágio).

- Termo de Realização e Avaliação de Estágio - Ao final do Estágio não esqueça de entregar o Termo de Realização e Avaliação de Estágio. O processo de finalização só será iniciado após a entrega desse documento, além das folhas de ponto e dos relatórios.


Para Discentes

Está precisando de alguma declaração da REC? Faça a solicitação pelos pelos seguintes documentos:

  1. Nada Consta

  2. Declaração de Estágio em andamento

  3. Declaração de Horas Complementares

  4. Encaminhamento para Estágio

Depois de recebida a solicitação, a REC tem 5 dias para enviar para seu e-mail. Nesse formulário é possível solicitar Nada Consta, Declaração de Estágio Concluído, Declaração de Estágio em Andamento e Encaminhamento para Estágio. Após a solicitação, em até 5 dias, a REC irá enviar o documento solicitado para seu e-mail.


O campus Barra de São Francisco, até o momento, não oferece cursos que possuam estágio obrigatório. Sendo assim, a equiparação de atividades profissionais ao estágio pode ser solicitada apenas para fins de acúmulo de carga horária referente a horas complementares. Lembrando que as horas complementares também correspondem às atividades extracurriculares relativas a palestras, eventos e cursos realizados pelos estudantes.

Para fazer a solicitação, preencha o requerimento abaixo e anexe à documentação necessária, de acordo com o tipo de vínculo profissional que você tem, conforme indicado no requerimento. Os documentos devem ser encaminhados à coordenação de curso, a qual ficará responsável por avaliar o pedido e emitir parecer favorável ou desfavorável.

Os documentos devem ser enviado para o e-mail da REC (rec.bsf@ifes.edu.br), que fará a abertura de um processo e encaminhará à coordenação de curso, a qual ficará responsável por avaliar o pedido e emitir parecer favorável ou desfavorável. Caso o parecer seja favorável, a REC emitirá uma declaração constando a carga horária autorizada que será entregue à/ao aluna/o para fins de acúmulo de horas complementares.

Formulário de requerimento

Relatório de atividades profissionais


 Perguntas e Respostas sobre o Estágio

Para maiores dúvidas: Leia a Cartilha Esclarecedora sobre a lei do estágio do MTE (2018)


Fluxograma 3 page 0001Acesse o arquivo

Fim do conteúdo da página