Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Orientações sobre estágio
Início do conteúdo da página

Orientações sobre Estágio

Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2016, 17h36 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 14h58

Índice de Artigos

Coordenadoria responsável por orientar as/os alunas/os sobre o funcionamento do estágio, divulgando oportunidades e providenciando os formulários necessários, assegurando, assim, a legalidade dos procedimentos. Sobre o estágio, a REC alerta que não existe estágio sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para a realização de um estágio é procurar o setor que irá acompanhar todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

O estágio é ato educativo supervisionado que visa à preparação para o trabalho produtivo da/o estudante, por meio do aprendizado de competências próprias da atividade profissional.

E-mail: rec.bsf@ifes.edu.br

Responsáveis pelo setor:

Lívia de Azevedo Silveira Rangel (Coordenadora)

Maxwel Soares de Oliveira

Horário de Atendimento Presencial:
Segunda a sexta de 19h às 21h / Quinta-feira de 13h às 16h*

Saiba mais sobre o Estágio do Ifes


A Regulamentação dos estágios das/os alunas/os da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do IFES. Nova Resolução do CS nº 58/2018, de 17 de dezembro de 2018.

 

 Lei Federal que dispõe sobre o estágio de estudantes. Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008.


As modalidades de Estágio Curricular Supervisionado, previsto nos cursos do Instituto Federal do Espirito Santo – Campus Barra de São Francisco, é:

I – o Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório.

O Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório é aquele previsto no Projeto Pedagógico do Curso como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, desde que respeitadas as prerrogativas do projeto pedagógico de cada curso. O estágio não obrigatório deverá ser realizado em áreas que possibilitem o desenvolvimento da/o educanda/o para a vida cidadã e para o trabalho, somente enquanto a/o aluna/o mantiver matrícula e frequência na instituição. No Campus Barra de São Francisco os cursos que se encaixam nesta modalidade são os Técnicos Integrados ao Ensino Médio e Bacharelado em Administração.

II - O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, embora não esteja contemplado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos do Campus Barra de São Francisco, ocorrem quando há requisito do mesmo para obtenção do diploma, devendo ser coerente com o perfil profissional visualizado, de modo a propiciar à/ao estudante a complementação do processo de ensino-aprendizagem.


Prezadas/os alunas/os do Ifes Campus Barra de São Francisco,


A Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC) disponibiliza neste espaço os documentos para formalização de estágio. Mas, atenção! Em caso de dúvida no preenchimento, procure a REC para que possamos orientá-las/os. Lembramos que os documentos devem ser preenchidos sem rasura e respeitando a legislação vigente e as especificidades de cada Curso. Alertamos para que tome conhecimento dessa legislação. A Lei Federal nº 11.788/2008 e a Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 58/2018 e o Projeto Pedagógico do Curso pode ser solicitado à/ao Coordenadora/or de cada Curso.

Na dúvida, nos procure.

Saudações.
REC

PARA SOLICITAR CARTA DE ENCAMINHAMENTO:

Solicitar pelo e-mail rec.bsf@ifes.edu.br

Informar:

Nome completo:

Matrícula:

Período atualmente matriculado:

Curso:

Turno:

Previsão de término:

Nome da empresa:

PARA SOLICITAR NADA CONSTA:

Solicitar pelo e-mail rec.bsf@ifes.edu.br

Informar:

Nome completo do aluno:

Matrícula:

Planejamento do Estágio
Todo estágio deve ser planejado antes de seu início. Para começar, a/o aluna/o deve enviar à REC (por e-mail) o Plano de Estágio com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data em que efetivamente terá início o estágio. O processo será encaminhado à Coordenadoria do Curso, com prazo de devolução do parecer em até 5 dias. Se aprovado, a REC entra em contato com a/o aluna/o para solicitar a entrega dos documentos originais:

Documentos:

1)
Plano de Estágio (3 vias).

2) Termo de Compromisso de Estágio (3 vias).

3) Carta ao orientador - escolher um/a professor/a do Ifes, com a ajuda da Coordenação do Curso, se necessário, e preencher esse formulário junto à/ao orientador/a.

4) Termo de Convênio – Escola e Unidade Concedente - Caso o estágio seja realizado SEM a participação de agente de integração. Se a parte concedente (Empresa) não tiver convênio com o Ifes.

5) Cópia da Apólice de Seguro contra acidentes pessoais em favor da/o estagiária/o (facultativo no caso de estágio obrigatório).

ESTÁGIO EM ANDAMENTO

Para o caso de o Plano de Estágio ultrapassar mais de 6 meses, em atendimento ao Inciso VII do Art. 9º da Lei 11.788/2008, a/o estagiária/o deverá apresentar semestralmente ao Setor de Estágio o relatório de atividades (com prazo não superior a 180 dias. Do mesmo modo, durante a realização do estágio, a/o aluna/o deverá manter contato frequente com o/a Professor/a Orientador/a e com o/a Supervisor/a de Estágio. Não esqueça de preencher diariamente a folha de ponto e de entregá-la à REC:

- Relatório Periódico de Estágio do Aluno

- Folha de Ponto

- Termo Aditivo de Estágio: Utilize o documento para fazer qualquer alteração em seu contrato. Ele deve ser preenchido sem rasura em 3 vias, assinados e entregues à REC com no mínimo 10 dias de antecedência da data de alteração a ser realizada.

PARA A QUITAÇÃO COM O SETOR DE ESTÁGIO (REC)

Em caso de rescisão do contrato de estágio e/ou de término do período normal do contrato de estágio, a/o estagiária/o deverá entregar: 

Rescisão do termo de compromisso do Estágio- Caso o estágio termine antes do prazo previsto, informe imediatamente à REC por e-mail. Depois, em até 10 dias, encaminhe a rescisão à REC em 3 vias preenchidas e assinadas, junto com os documentos de finalização do estágio (folhas de ponto, relatórios de atividades, termo de realização e avaliação de estágio).

Ao final do Estágio não esqueça de entregar o Termo de Realização e Avaliação de Estágio. O processo de finalização só será iniciado após a entrega desse documento, além das folhas de ponto e dos relatórios.
Termo de Realização e Avaliação de Estágio


Para Discentes

Está precisando de alguma declaração da REC? Faça a solicitação pelos pelos seguintes documentos:

* Nada Consta
* Declaração de Estágio em andamento
* Declaração de Horas Complementares
* Encaminhamento para Estágio

Depois de recebida a solicitação, a REC tem 5 dias para enviar para seu e-mail. Nesse formulário é possível solicitar Nada Consta, Declaração de Estágio Concluído, Declaração de Estágio em Andamento e Encaminhamento para Estágio. Após a solicitação, em até 5 dias, a REC irá enviar o documento solicitado para seu e-mail.


O campus Barra de São Francisco, até o momento, não oferece cursos que possuam estágio obrigatório. Sendo assim, a equiparação de atividades profissionais ao estágio pode ser solicitada apenas para fins de acúmulo de carga horária referente a horas complementares. Lembrando que as horas complementares também correspondem às atividades extracurriculares relativas a palestras, eventos e cursos realizados pelos estudantes.

Para fazer a solicitação, preencha o requerimento abaixo e anexe à documentação necessária, de acordo com o tipo de vínculo profissional que você tem, conforme indicado no requerimento. Os documentos devem ser encaminhados à coordenação de curso, a qual ficará responsável por avaliar o pedido e emitir parecer favorável ou desfavorável.

Os documentos devem ser entregues ao colaborador Marcelo Vieira, que fará a abertura de um processo e encaminhará à coordenação de curso, a qual ficará responsável por avaliar o pedido e emitir parecer favorável ou desfavorável. Caso o parecer seja favorável, a REC emitirá uma declaração constando a carga horária autorizada que será entregue à/ao aluna/o para fins de acúmulo de horas complementares.

Formulário de requerimento

Relatório de atividades profissionais


 

Perguntas e Respostas sobre o Estágio

Para maiores dúvidas: Leia a Cartilha Esclarecedora sobre a lei do estágio do MTE (2018)


Acesse o arquivo

 

Fim do conteúdo da página