Edital DG nº 15/2026: Ifes Campus Barra de São Francisco abre processo para classificação de servidores interessados em Licença para Capacitação em 2027
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco publicou o Edital DG nº 15/2026, que estabelece o processo interno para classificação dos servidores interessados em usufruir de Licença para Capacitação durante o exercício de 2027.
A iniciativa é destinada aos servidores do quadro permanente do campus e tem como objetivo organizar a classificação dos interessados, considerando critérios de pontuação estabelecidos no edital. A Licença para Capacitação é concedida ao servidor estável, após cada quinquênio de efetivo exercício, pelo período de até três meses, para participação em atividades de capacitação, sem prejuízo da remuneração.
Quem pode participar?
Podem participar do processo os servidores que sejam titulares de cargo efetivo no Ifes – Campus Barra de São Francisco e que atendam aos demais requisitos previstos no edital.
A capacitação pretendida deverá estar relacionada às necessidades de capacitação previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Ifes para 2027, com prioridade para as demandas informadas pelo Campus Barra de São Francisco. Excepcionalmente, poderão ser consideradas demandas não previstas no PDP, desde que estejam alinhadas aos objetivos institucionais, sejam justificadas pelo servidor e autorizadas pela chefia imediata.
Até dois servidores poderão usufruir simultaneamente
De acordo com o edital, a legislação permite que até 5% dos servidores do Ifes estejam simultaneamente em Licença para Capacitação. Atualmente, no Campus Barra de São Francisco, esse percentual corresponde a até dois servidores simultaneamente.
Nos casos em que a licença for parcelada, deverá ser respeitado um intervalo mínimo de 60 dias entre os períodos, sendo que cada parcela deverá ter, no mínimo, 15 dias.
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas de 15 a 24 de setembro de 2026, até as 23h59, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo campus.
No momento da inscrição, o servidor deverá preencher o formulário e anexar o Anexo I do edital, que contém a tabela com os critérios de avaliação para concessão da Licença para Capacitação, devidamente preenchida, assinada e em formato PDF.
Também deverão ser anexados, quando aplicável, os documentos comprobatórios referentes aos critérios de pontuação indicados no Anexo I.
Como será a classificação?
A classificação dos servidores será realizada em ordem decrescente de pontuação, considerando exclusivamente os critérios estabelecidos no Anexo I do edital.
Em caso de empate, serão observados, nesta ordem, os seguintes critérios:
- maior idade;
- maior tempo de efetivo exercício no Campus Barra de São Francisco.
A homologação do resultado final será realizada por meio de portaria emitida pelo dirigente máximo da unidade.
É importante destacar que a participação no processo classificatório não garante automaticamente o direito ao usufruto da licença. Após a classificação, o servidor ainda deverá indicar o período pretendido e posteriormente instruir o processo para análise e concessão da licença.
Período para usufruto
Os servidores classificados poderão indicar períodos de licença com início a partir de 2 de janeiro de 2027 e término até 31 de dezembro de 2027.
As datas solicitadas serão organizadas em planilha eletrônica disponibilizada na página do Campus Barra de São Francisco no site do Ifes.
Cronograma
Confira as principais datas do processo:
- 15/09/2026: publicação do edital;
- 15 a 24/09/2026: período de inscrições;
- 02/10/2026: divulgação do resultado preliminar;
- 03 a 05/10/2026: período para interposição de recursos;
- 08/10/2026: homologação do resultado final após recursos;
- 09 a 16/10/2026: indicação do período para usufruto da licença e apresentação da anuência da chefia imediata;
- 20/10/2026: divulgação da programação das Licenças para Capacitação para 2027.
Os servidores interessados devem consultar integralmente o Edital DG nº 15/2026 e observar todos os requisitos, critérios e prazos estabelecidos.
A publicação do edital foi formalizada pela Portaria nº 329, de 15 de setembro de 2026, do Ifes Campus Barra de São Francisco.
Redes Sociais