Editais nº 11/2026 e nº 12/2026 – Ifes Campus Barra de São Francisco abre seleção de bolsistas para o Programa Mulheres Mil
Índice de Artigos
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco publicou dois editais de seleção interna simplificada para composição da equipe que atuará no Programa Mulheres Mil em 2026. As oportunidades são destinadas a servidores interessados em atuar como bolsistas nas áreas administrativa, pedagógica e docente do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de cuidador infantil, que será ofertado pelo campus.
O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal voltada à promoção da inclusão social, educacional e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da qualificação profissional e do fortalecimento da cidadania. No Ifes Barra de São Francisco, a oferta será realizada por meio do curso de Cuidador Infantil, previsto para ocorrer no período noturno, com início estimado em 24 de junho de 2026 e término previsto para o início de novembro.
Seleção para funções administrativas e pedagógicas
O primeiro edital destina-se à formação da equipe administrativa e pedagógica responsável pelo desenvolvimento do programa no campus. Ao todo, são ofertadas seis vagas para as seguintes funções:
-
Apoio às Atividades Acadêmicas – Registro (1 vaga);
-
Apoio às Atividades Administrativas – Financeiro e Orçamentário (1 vaga);
-
Apoio às Atividades Administrativas – Licitação e Compras (1 vaga);
-
Apoio às Atividades Administrativas – Contabilidade (1 vaga);
-
Pedagogo(a)/Orientador(a) (1 vaga);
-
Coordenador(a)-Adjunto(a) (1 vaga).
Os profissionais selecionados atuarão em atividades relacionadas à gestão acadêmica, acompanhamento estudantil, execução financeira, processos de compras e licitações, contabilidade, orientação pedagógica e coordenação do programa.
Bolsas e carga horária
As bolsas possuem os seguintes valores:
Seleção para professores do curso
O segundo edital visa selecionar docentes para ministrar os componentes curriculares do curso FIC de Cuidador Infantil. São ofertadas vagas para 14 disciplinas, abrangendo áreas da formação cidadã, educacional e profissional.
Disciplinas ofertadas
-
Cidadania, Gênero, Direito das Mulheres e Relações Humanas;
-
Noções de Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária;
-
Educação Socioambiental, Saúde da Mulher, Segurança Alimentar e Nutricional;
-
Oratória, Expressão Corporal, Verbal e Artística;
-
Leitura e Produção de Texto;
-
Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira;
-
Inclusão Digital voltada para o Exercício da Cidadania;
-
Ética e Legislação;
-
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
-
Oficina de Informática;
-
Saúde e Higiene da Criança;
-
Desenvolvimento Cognitivo da Criança;
-
Noções de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes com a Criança;
-
Libras;
-
Segurança no Trabalho.
Cada componente curricular possui requisitos específicos de formação acadêmica, conforme estabelecido no edital.
Critérios de seleção dos docentes
A classificação será realizada por análise curricular.
Inscrições
As inscrições para ambos os processos seletivos estarão abertas de 03 a 08 de junho de 2026. Os interessados deverão realizar sua inscrição exclusivamente por meio dos formulários eletrônicos indicados em cada edital e anexar toda a documentação exigida.
Cronograma
| Etapa | Data |
|---|---|
| Publicação dos editais | 03/06/2026 |
| Inscrições | 03/06/2026 a 08/06/2026 |
| Resultado preliminar | 09/06/2026 |
| Interposição de recursos | 10/06/2026 |
| Resultado final | 11/06/2026 |
Sobre o Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil integra as políticas públicas de educação profissional e tecnológica voltadas à inclusão social e ao desenvolvimento humano. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo qualificação profissional, fortalecimento da autoestima, geração de renda e ampliação das possibilidades de inserção no mundo do trabalho.
Os editais completos, contendo requisitos, critérios de pontuação, documentação exigida e formulários de inscrição, estão disponíveis na página oficial do Ifes Campus Barra de São Francisco.
Documentos
Edital nº 11 - funções administrativas - 03/06/2026
Edital nº 12 - docentes - 03/06/2026
Retificação do Edital nº 11 - funções administrativas - 09/06/2026
Retificação do Edital nº 12 - docentes - 09/06/2026
Resultado Preliminar do Edital nº 11- funções administrativas - 12/06/2026
Resultado Preliminar do Edital nº 12- docentes - 12/06/2026
Resultado Final Edital nº 11- funções administrativas - 17/06/2026
Resultado Final do Edital nº 12- docentes - 17/06/2026
Ifes Barra de São Francisco abre seleção externa de bolsistas para atuação no Programa Mulheres Mil
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Barra de São Francisco publicou o Edital Externo nº 13/2026, que abre inscrições para a seleção simplificada de bolsistas que atuarão como professores e pedagogo(a)/orientador(a) no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cuidador Infantil, vinculado ao Programa Mulheres Mil. A iniciativa busca fortalecer a equipe responsável pela execução do programa e ampliar as oportunidades de participação da comunidade externa e de profissionais da educação.
O processo seletivo é voltado para servidores ativos e inativos do Ifes, professores substitutos e também para candidatos da comunidade em geral que atendam aos requisitos estabelecidos no edital. As atividades serão desenvolvidas no período noturno, no Campus Barra de São Francisco.
Sobre o Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil é uma política pública voltada à promoção da inclusão social, educacional e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Por meio da qualificação profissional e do fortalecimento da cidadania, o programa busca ampliar as oportunidades de inserção no mundo do trabalho e promover a autonomia das participantes.
No Campus Barra de São Francisco, a oferta será realizada por meio do curso FIC de Cuidador Infantil, contribuindo para a formação profissional e o desenvolvimento pessoal das alunas atendidas pelo programa.
Vagas ofertadas
O edital contempla oportunidades para docentes em seis componentes curriculares e uma vaga para a função de Pedagogo(a)/Orientador(a).
Disciplinas com vagas disponíveis
- Oratória, Expressão Corporal e Verbal;
- Noções de Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária;
- Inclusão Digital voltada para o Exercício da Cidadania;
- Oficina de Informática;
- Desenvolvimento Cognitivo da Criança;
- Segurança do Trabalho.
Cada disciplina possui requisitos específicos de formação acadêmica, que variam conforme a área de atuação pretendida.
Vaga para Pedagogo(a)/Orientador(a)
Também está disponível uma vaga para Pedagogo(a)/Orientador(a), destinada a profissionais com graduação em Pedagogia ou licenciatura em qualquer área, desde que possuam pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na área de Educação. A carga horária estimada é de quatro horas semanais.
Bolsas e remuneração
Os professores selecionados receberão bolsa no valor de R$ 50,00 por hora-aula, conforme estabelecido pela Resolução CD/FNDE nº 04/2012. A atuação poderá ocorrer em carga horária compatível com a oferta do curso, respeitando o limite máximo de 16 horas semanais.
Já o(a) Pedagogo(a)/Orientador(a) receberá bolsa de R$ 36,00 por hora trabalhada, conforme previsto no edital.
As bolsas serão financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e não geram vínculo empregatício com a instituição.
Processo de seleção
A seleção será realizada em etapa única, por meio de análise curricular e documental. Serão considerados critérios como formação acadêmica, experiência docente, atuação em projetos de pesquisa e extensão, produção científica, participação em eventos acadêmicos e experiência profissional na área pretendida.
Os candidatos classificados formarão cadastro de reserva e poderão ser convocados de acordo com as necessidades do programa e a disponibilidade orçamentária.
Inscrições
As inscrições estarão abertas entre os dias 18 e 22 de junho de 2026, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo campus. Não será cobrada taxa de inscrição.
Cronograma
| ETAPA / ATIVIDADE | DATA DE REALIZAÇÃO | ENDEREÇO |
| Período de Inscrição | 17/06/2026 a 25/06/2026, 12h | Por meio de formulário https://forms.gle/D662u3aXG4N7TNU H8 até as 20:00 |
| Resultado Preliminar | 26/06/2026 a partir de 12h | No site do Campus Barra de São Francisco |
| Apresentação de recurso contra a Resultado Preliminar | 26/06/2026 até às 23h59min | cex.bsf@ifes.edu.br |
| Resultado do recurso contra a Resultado Preliminar | 29/06/2026 | No site do Campus Barra de São Francisco |
| Resultado Final | 29/06/2026 | No site do Campus Barra de São Francisco |
Oportunidade para contribuir com a transformação social
Ao integrar a equipe do Programa Mulheres Mil, os profissionais selecionados participarão de uma ação que vai além da qualificação profissional, contribuindo diretamente para a promoção da cidadania, da inclusão social e da geração de novas oportunidades para mulheres da região. A iniciativa reforça o compromisso do Ifes Campus Barra de São Francisco com a educação pública, gratuita e transformadora, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo o desenvolvimento social e econômico do território.
Documentos
RETIFICAÇÃO 01
Redes Sociais