Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Resultados do projeto de iniciação tecnológica de Barra de São Francisco são apresentados na capital federal
Início do conteúdo da página

Resultados do projeto de iniciação tecnológica de Barra de São Francisco são apresentados na capital federal

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 13h08 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 13h49

programarparaavancar

Mais de 500 estudantes de 6º a 9º anos da rede pública de ensino dos municípios de Barra de São Francisco, Mantenópolis e Águia Branca foram beneficiados nos últimos dois anos pelo projeto de extensão tecnológica “Programar para Avançar - Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública”, ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Barra de São Francisco. Esses e outros números surpreendentes foram apresentados pelo servidor Heyder Vagner Ramos, coordenador do projeto, durante a 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que ocorreu em Brasília/DF, dentro da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Profissionais de diversos IF's compartilharam suas experiências com extensão tecnológica no evento que se iniciou na última segunda-feira (16) e se encerrou no domingo (22). Na oportunidade, o representante do campus pôde expor para o público a experiência com a extensão tecnológica e os resultados alcançados pelo projeto.

1697761898888

Na foto, da esquerda para direita: Adriano Honorato (IF Goiano), Luiz Felipe Freitas (IFMS), Luiz Pimentel (IFF), Miguel Calmon (IFMT), Heyder Vágner (Ifes) e Gabriela de Andrade (IFC).

"Poder divulgar nosso projeto para todo o país, neste grande evento nacional, é uma oportunidade de mostrar todas as potencialidades do Ifes e o impacto que ações de extensão tecnológica tem trazido para Barra de São Francisco e região! Ao capacitarmos turmas de 6° a 9° anos de escolas municipais em Programação de Computadores e Robótica Educacional, estamos contribuindo para a formação acadêmica e pessoal destes jovens e trazendo novas perspectivas de vida, tendo em vista que este contato com a tecnologia desperta o interesse pelo assunto e estimula o ingresso em outros cursos ofertados no campus", afirmou Heyder, coordenador do projeto.

Os dados levados ao palco do Centro e Convenções Ulysses Guimarães, sede do evento, mostraram que 356 certificações de participantes aconteceram em 2022, 07 turmas compostas por alunos de 10 escolas. Já de março a outubro de 2023, outras 157 certificações aconteceram, em 05 turmas; com previsão de capacitar mais duas turmas de estudantes até dezembro deste ano, quando a segunda temporada do projeto do campus Barra de São Francisco chega ao fim.

A iniciativa é financiada por editais de iniciação tecnológica promovidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - Setec/MEC e conduzida pela coordenação-geral do Instituto Federal do Espírito Santo. O projeto do campus Barrra de São Francisco foi aprovado por duas vezes consecutivas.

Sobre o evento

programarparaavancar2

O reitor do Ifes, Jadir Pela, e o pró-reitor de Extensão, Lodovico Faria, também estiveram em Brasília acompanhando as atividades, além de diversos servidores e colaboradores do Ifes. A 3º Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma realização da Setec/MEC e, nesta edição, acontece de forma integrada à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, o evento tem como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página