Página inicial > Notícias > Professor do Ifes campus Barra de São Francisco participa de congresso internacional

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 13h02 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 13h22

Entre os dias 18 e 23 de Junho de 2023 o IFES Campus Barra de São Francisco será representado internacionalmente pelo Professor Angelo Roberto Fiorio Custodio no 7º Congresso Global Stone, que será realizado na cidade de Batalha, em Portugal. O professor também representa a Associação Noroeste de Pedras Ornamentais (ANPO), que nesta ocasião está custeado todas despesas do mesmo. O congresso será realizado pela Universidade de Évora em parceria com as entidades representativas do setor de Rochas Ornamentais em Portugal, a Assimagra e a Cluster Portugal Mineral Resources. Este é o principal evento técnico-científico voltado para o setor de Rochas Ornamentais no mundo!

A primeira edição do Global Stone ocorreu em 2005, em Guarapari - Espírito Santo, a época o evento ainda era designado International Congress on Dimension Stones -ICDS. As edições seguintes do evento foram realizadas na Itália (2008), na Espanha (2010), em Portugal (2012) e na Turquia (2014), adotando-se, a partir da Espanha, a designação formal Global Stone Congress. A cidade de Ilhéus, na Bahia, recebeu o 6º Global Stone Congress 2018 (GSC) e agora o evento retorna a Portugal e contará com a participação do IFES.

A realização do GSC é de grande importância, por aproximar grupos de pesquisa do Brasil e do mundo e por promover a internacionalização e difusão de conhecimentos, em benefício do setor industrial. Um dos propósitos desta viagem é também abrir portas para o IFES em seu projeto de Internacionalização, promovendo a possibilidade de intercâmbio entre o IFES e as instituições estrangeiras participantes do Congresso, em especial as Portuguesas que já possuem reuniões agendadas com a comitiva para tratar deste tema. São elas, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Viseu e Portalegre, todas de Portugal, bem como a Universidade de Cagliari, da Itália.

O professor Angelo Custodio apresentará o artigo intitulado “A Indicação Geográfica como indicador de sucesso da política de investimento no APL de Rochas Ornamentais do Noroeste do Espírito Santo”, no dia 20 de junho, as 08:30 da manhã. O artigo foi produzido dentro dos trabalhos do NEPRO – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Rochas Ornamentais, um grupo de pesquisa criado dentro do Campus Barra de São Francisco e que conta com a participação de vários alunos do Campus, dentre eles Quéren Coutinho, Daniele Caverzan, que são bolsistas PICITI/FAPES e Alexandre Ribeiro de Paula, bolsista voluntário, que assinam o artigo como co-autores.

Recentemente este mesmo grupo teve um outro artigo publicado na Revista IFES Ciência, intitulado “Aproveitamento econômico dos rejeitos e resíduos do beneficiamento das rochas ornamentais: revisão bibliográfica”, e que está disponível através do Link: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/1951.

Para saber mais sobre o 7º Congresso Global Stone e companhar o andamento do evento, acesso e o site oficial através do link: https://globalstone2023.stonebyportugal.com. Lá você encontrará o IFES como Apoio Institucional do evento, uma grande visibilidade internacional para o nosso Instituto. Também apoiam o evento a ANPO – Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais e parceira do Campus Barra de São Francisco. Além do Sebrae e Abirochas - Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais.

WhatsApp Image 2023 06 26 at 14.14.44