Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes realiza levantamento de demanda de empresas para contratação de aprendizes em 2023
Início do conteúdo da página

Ifes realiza levantamento de demanda de empresas para contratação de aprendizes em 2023

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 21h47 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 21h53

Empresas que queiram participar do processo seleção podem responder o formulário de manifestação de interesse até 24/02.

 

O Ifes campus Barra de São Francisco dá início ao processo de formação de nova turma do curso "Jovem Aprendiz - Assistentes Administrativos". Empresas que queiram reservar vagas para efetivar contratação devem manifestar interesse até 24/02/2023, através do link: https://forms.gle/XHyBaTmgdgPa1ePd8

A nova turma será aberta no período VESPERTINO, com aulas teóricas previstas para ocorrerem às sextas-feiras (14h as 18h) no Ifes.

 

CRONOGRAMA (PREVISÃO)

Manifestação de interesse (empresas) - até 24/02/2023
Inscrições de candidatos - 14 a 28/02/2023
Provas - 19/03/2023
Entrevistas - 28/03 a 20/04/2023
Matrículas e Assinatura e contratos - 25 a 28/04/2023
Início do curso - 01/05/2023

 


 

MAIORES DETALHES SOBRE O CURSO

Confira sa funções do arco ocupacional "serviços administrativos", que podem ser desempenhados pelos aprendizes:

 

Auxiliar de escritório
Executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Assistente administrativo
Executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros. Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores. Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Auxiliar de pessoal
Executa serviços de apoio administrativo à área de pessoal, inserindo dados nos sistemas, apoiando a elaboração da folha de pagamento, auxiliando na organização e na realização de treinamentos e eventos, controlando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos administrativos e pesquisando informações. Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho. Presta informações para pessoas autorizadas. Cumpre legislação, princípio de sigilo profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Almoxarife
Controla a movimentação de mercadorias em almoxarifado, recebendo, conferindo, armazenando e expedindo materiais, equipamentos e outros itens. Mantém registros da movimentação e emite relatórios informatizados de controle. Atua em consonância com procedimentos técnicos e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Recepcionista, em geral
Realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante. Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho. Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança. Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas. Protocola documentos recebidos. Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos. Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição. Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Grade curricular do curso teórico

Módulo

Componentes Curriculares

Carga Horária

1

Comunicação e redação empresarial

40

2

Informática

32

3

Noções de Sistemas de Informação

24

4

Noções de matemática básica e financeira

48

5

Gestão de pessoas

40 

6

Administração de Materiais

32

7

Cidadania, Ética e Cultura

24 

8

Atendimento ao público 

24

9

Logística e produção

32

10

Rotinas contábeis

32

11

Rotinas trabalhistas

24

12

Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho

24

13

Meio Ambiente e Sustentabilidade

24

Carga Horária Total

400

 

 

ANEXOS

Habilitação do Ifes como Entidade Qualificadora de Aprendizagem (PDF - download)

Autorização do Curso "Jovem Aprendiz - Serviços Administrativos" (PDF - download)

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

heyder.ramos@ifes.edu.br

(27) 3083-4526

(27) 3083-4527 (whatsapp)

Blog Jovem Aprendiz

blogja

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página