Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Curso "Jovem Aprendiz" do Ifes é aprovado no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP
Início do conteúdo da página

Curso "Jovem Aprendiz" do Ifes é aprovado no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 11h18 | Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2023, 12h32

A autorização permite a abertura de novas turmas em Barra de São Francisco e tem validade até janeiro de 2025.

 aprendiz


O "Jovem Aprendiz" é um dos cursos com grande demanda do Ifes campus Barra de São Francisco. Criado em 2016, a ação está em sua 9ª turma e já contou com mais de 190 aprendizes entre 14 e 24 anos, distribuídos em mais de 30 empresas parceiras de Barra de São Francisco e região.

Para 2023, o projeto do curso de aprendizagem profissional foi reformulado, visando abranger todo o arco ocupacional de serviços administrativos, não se limitando somente à função de "assistente administrativo", como era feito anteriormente.

Com a atualização, aprendizes poderão atuar em funções variadas, tais como Auxiliar de escritório, Auxiliar de pessoal, Almoxarife e Recepcionista, além de Assistente administrativo.

Confira sa funções do arco ocupacional "serviços administrativos":

 

Auxiliar de escritório
Executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Assistente administrativo
Executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros. Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores. Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Auxiliar de pessoal
Executa serviços de apoio administrativo à área de pessoal, inserindo dados nos sistemas, apoiando a elaboração da folha de pagamento, auxiliando na organização e na realização de treinamentos e eventos, controlando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos administrativos e pesquisando informações. Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho. Presta informações para pessoas autorizadas. Cumpre legislação, princípio de sigilo profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Almoxarife
Controla a movimentação de mercadorias em almoxarifado, recebendo, conferindo, armazenando e expedindo materiais, equipamentos e outros itens. Mantém registros da movimentação e emite relatórios informatizados de controle. Atua em consonância com procedimentos técnicos e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

Recepcionista, em geral
Realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante. Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho. Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança. Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas. Protocola documentos recebidos. Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos. Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição. Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

 

A grade curricular também foi atualizada para tornar o curso mais abrangente, totalizando 400 horas de curso teórico:

Módulo

Componentes Curriculares

Carga Horária

1

Comunicação e redação empresarial

40

2

Informática

32

3

Noções de Sistemas de Informação

24

4

Noções de matemática básica e financeira

48

5

Gestão de pessoas

40 

6

Administração de Materiais

32

7

Cidadania, Ética e Cultura

24 

8

Atendimento ao público 

24

9

Logística e produção

32

10

Rotinas contábeis

32

11

Rotinas trabalhistas

24

12

Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho

24

13

Meio Ambiente e Sustentabilidade

24

Carga Horária Total

400

 

A previsão é de que seja realizado processo seletivo para abertura de nova turma ainda no primeiro semestre de 2023.

 

ANEXOS

Habilitação do Ifes como Entidade Qualificadora de Aprendizagem (PDF - download)

Autorização do Curso "Jovem Aprendiz - Serviços Administrativos" (PDF - download)

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

(27) 3083-4526

(27) 3083-4527 (whatsapp)

Blog Jovem Aprendiz

blogja

registrado em:
Fim do conteúdo da página