Página inicial > Notícias > Professor do Ifes Campus Barra de São Francisco, com seu grupo de pesquisa, publicam artigo em periódico de alto fator de impacto.

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2022, 09h42 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 10h18

O Dr. Ricardo dos Santos Dias, professor de Estratégia do Campus Barra de São Francisco, juntamente com seu grupo de pesquisa publicou um dos seus artigos em um periódico de alto fator de impacto.

O artigo intitulado " Relational resources, tacit knowledge integration capability, and business performance" foi publicado no "Journal of Knowledge Management" , maior periódico do mundo em Gestão do Conhecimento. A revista está entre as 15 mais citadas no mundo na área de Estratégia Empresarial, com fator de impacto 8.54 e classificação A1 pela CAPES.

Com base na teoria das capacidades dinâmicas e na visão relacional, os autores investigaram como os recursos relacionais, a confiança do comprador em seus fornecedores e o nível de envolvimento do fornecedor afetam o nível de capacidades de integração de conhecimento tácito - TKICs, sigla em inglês para "tacit knowledge integration capabilities" - da empresa, que, por sua vez, afetam sua performance.

O contexto da pesquisa é a indústria automobilística brasileira, na qual as empresas estão atualmente experimentando a produção modular e aumentando suas interações com fornecedores. Usando uma amostra de fornecedores do setor automotivo, o artigo também examinou o efeito moderador de vários meios de comunicação na relação TKIC-desempenho empresarial.

Gerentes lidam com interações complexas devido ao conhecimento tácito de componentes e sistemas, que são críticos no desenvolvimento de capacidades organizacionais. Assim, os recursos relacionais passam a ser ativos cruciais no processo de combinação e a coordenação de recursos oriundos dos fornecedores. Os gerentes devem coordenar parcerias com seus fornecedores em um estágio inicial para desenvolver as capacidades relacionais e orientar com eficiência o processo de redefinição das fronteiras organizacionais na relação comprador-fornecedor, além de facilitar seu processo de readequação de seu arranjo produtivo.

Finalmente, os gestores devem ter a capacidade de gerenciar o conhecimento tácito na interface com os fornecedores usando mecanismos organizacionais (ou seja, TKIC) para ajudá-los a absorver o conhecimento externo de sua rede de fornecedores e integrá-lo com competências internas específicas.​

Desenvolvimentos tecnológicos disruptivos recentes pressionam as organizações a se tornarem mais flexíveis, exigindo que as empresas se adaptem rapidamente a mercados em constante mudança e tenham a capacidade de aplicar diferentes recursos e capacidades a situações específicas. Tudo isso com um enorme impacto nos colaboradores da empresa. Assim, as relações entre empresas e o papel da integração do conhecimento são especialmente cruciais, dada a atual tendência da indústria em favor da experimentação de métodos de produção inovadores (por exemplo, manufatura flexível e produção modular) que podem ajudar os gerentes a repensar as condições de trabalho de forma mais significativa e flexível para a sociedade.

Além do professor Ricardo, o grupo de trabalho que foi encabeçado pelo seu orientador Dr. Ronaldo Couto Parente (professor do Departamento de Negócios Internacionais da Florida International University, USA) contou também com a Dra. Janet Murray (professora do Departamento de Marketing da Universidade do Missouri-St. Louis, USA), a Dra. Yue Zhao (professora do Departamento de Gestão, Marketing, e Tecnologia da Universidade de Arkansas at Little Rock, USA) e o Dr. Masaaki Kotabe (professor da Escola de Negócios da Temple University, USA).

Link para o artigo: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JKM-07-2020-0501/full/html