Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Napne realiza evento em comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
Início do conteúdo da página

Napne realiza evento em comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 13h15 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 13h18

Napne realiza evento em comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.

No dia 23 de novembro, o Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) campus Barra de São Francisco realizou uma ação voltada para a comemoração do dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, ocorrido no dia 11 desse mesmo mês.

A atividade contou com um momento de palestra e de uma oficina sobre Língua Brasileira de Sinais, instantes nos quais as pessoas presentes puderam conhecer um pouco mais sobre esse importante sistema de comunicação usado pelas pessoas surdas.

A ação foi conduzida por dois convidados: Gerre dos Santos Chaves e Andressa dos Reis, ambos do Núcleo Estadual de Apoio pedagógico à Educação Escolar. Gerre é pedagogo e surdo e na ocasião falou um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional e dos desafios enfrentados enquanto pessoa surda. A preleção foi traduzida pela Andressa, que não apenas atuou como tradutora, mas também como uma das palestrantes do evento.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui quase seis milhões de pessoas com algum grau de surdez. Ainda de acordo com o Ministério, a surdez é o nome atribuído à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. Já a audição é formada por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, de onde as ondas sonoras são transformadas em estímulos elétricos enviados ao cérebro, o órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve.

Para além de uma condição biológica, a surdez se coloca como um aspecto da condição humana, posto ser atravessada por uma diversidade de contextos, realidades e situações que nos permitem afirmar haver várias formas de ser e de se viver surdo/a.

Nosso desafio é enfrentarmos os múltiplos modos que os preconceitos assumem e aos quais as pessoas surdas são submetidas, de modo a criarmos formas mais democráticas e inclusivas de ser e de se constituir enquanto sociedade.

Agradecemos a todas as pessoas que colaboraram para a realização desse encontro, em especial à nossa bibliotecária Gabriela Pereira, que desde o início articulou todas as etapas dessa ação; bem como ao diretor do campus, professor Leonardo, que nos auxiliou não apenas nos equipamentos técnicos, mas também junto com o professor Alexandre, no transporte dos convidados. Agradecemos à presença do professor Felipe Chrisóstomo e de todas as meninas e meninos que estiveram presentes nessa atividade.

FOTO1

FOTO6

FOTO1

registrado em:
Fim do conteúdo da página