Página inicial > Notícias > Nepgens promove oficina para discutir o conceito de Gênero

Nepgens promove oficina para discutir o conceito de Gênero

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 10h03 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 10h03

Nepgens promove oficina para discutir o conceito de Gênero

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgens) do Ifes Campus Barra de São Francisco realizou no dia 10 de novembro a oficina "Questões de Gênero", que contou com a participação de servidores, alunas e alunos da instituição. A oficina foi coordenada pela enfermeira Karoline Cardoso da Silva, pela professora Lívia de Azevedo Silveira Rangel e pelos professores Hiata Anderson Silva do Nascimento e Felipe Cunha Chrisóstomo.

Foi um momento de partilha e aprendizado com o objetivo de apresentar e expandir o conhecimento sobre as relações de gênero na sociedade, buscando, principalmente, desmistificar o conceito e suas simplificações.

A oficina deu largada a um conjunto de atividades acadêmicas do Nepgens que estão previstas para acontecer no ano letivo de 2023 envolvendo a formação estudantil e institucional a respeito da diversidade, das causas e problemáticas da violência que atinge as minorias de gênero e sexuais e das propostas de enfrentamento aos discursos de ódio e aos projetos excludentes que desumanizam parcelas significativas da população brasileira.

Sob diversos aspectos, a oficina se conecta a um conjunto de ações voltadas para a criação de espaços de inclusão e de fortalecimento da cidadania. Acima de tudo, o Núcleo de Gênero reafirma a importância desse debate para a própria consolidação da democracia, cuja construção demanda o diálogo e a apresentação de proposições ética e cientificamente embasadas, visando sempre a construção de um mundo para todas as pessoas.

Por fim, ressalta-se que a escola é espaço de construção da cidadania e da equidade.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram dessa ação!