Página inicial > Notícias > Comemoração do Dia do Espectro Autista e da Educação Inclusiva

Comemoração do Dia do Espectro Autista e da Educação Inclusiva

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 16h34 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 16h37

Campus Barra de São Francisco realiza ações em comemoração do Dia do Espectro Autista e da Educação Inclusiva

No mês de abril foram comemorados o Dia do Espectro Autista (2) e o Dia da Educação Inclusiva (14). Para celebrar a importância dessas datas, o Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) realizou uma série de atividades com os/as estudantes do campus com o objetivo de abrir espaço para a reflexão acerca da importância e dos desafios colocados para a construção de uma escola para todas as pessoas.

As ações envolveram desde a produção de cartazes que foram espalhados pelos corredores da escola, até a realização de uma dinâmica voltada para a sensibilização dos/as alunos/as em relação ao tema da inclusão. A dinâmica ocorreu na tarde no dia 29 sob a coordenação da servidora Gabriela Pereira (bibliotecária do campus).

De acordo com a equipe do Núcleo muitos são os desafios para a inclusão, sobretudo das pessoas portadoras do espectro autista. Mas um primeiro passo a ser dado implica no enfrentamento das barreiras atitudinais, que são exatamente aquelas que se fazem presentes nos preconceitos e nos medos que muitas pessoas têm em relação àquele/a que traz alguma diferença. A equipe do Napne tem salientado que parte do seu trabalho diz respeito exatamente ao enfrentamento de tais obstáculos.

Os membros do Núcleo agradecem a todas as pessoas que participaram e contribuíram para a realização das ações, de modo especial aos/às estudantes que deram vida e brilho tanto à produção de cartazes quanto à dinâmica realizada no dia 29.

Fazem parte da equipe do Napne os/as seguintes servidores/as: Regina de Oliveira, Cristiane Valentim, Gabriela Pereira, Luciana Sabaini, Hiata Anderson, Karoline Cardoso, Dayane Miranda e Vinícius Novo.

autismo evento 7

autismo evento 11