Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto "Programar para Avançar"
Início do conteúdo da página

Projeto "Programar para Avançar" - Sobre o Projeto

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h39 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h42

Índice de Artigos

PROGRAMARparaAVANCARsite

 

Ifes Barra de São Francisco ministrará curso de Programação e Robótica para alunos da rede pública de Barra de São Francisco, Águia Branca e Mantenópolis

Diante dos benefícios que o aprendizado da programação de computadores e robótica pode proporcionar a jovens e adolescentes, abrangendo aspectos para além da habilidade de programar propriamente dita, ao passo que pode desenvolver habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe, autonomia e resolução de problemas. Considerando, também, que ao aprender programar, o adolescente aprende a pensar de forma articulada sobre o próprio pensamento humano de forma lógica, podendo influenciar positivamente em componentes curriculares como língua portuguesa e matemática, com impacto direto na visão que o aluno tem de si, do outro e do mundo de modo geral.

Ciente disto, este projeto se dedica a reunir a expertise de três campi do Ifes, Barra de São Francisco, Colatina e Nova Venécia, a fim de viabilizar a promoção de  ações de formação em programação aplicada de estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino dos municípios parceiros: Barra de São Francisco - ES, Águia Branca - ES e Mantenópolis - ES.

Busca-se aproveitar as experiências exitosas na área de programação e robótica dos campi parceiros. Barra de São Francisco ministrou, em 2019, o Curso Básico de Programação para Adolescentes, uma ação de socioeducação feita em parceria com os centros de referência em assistência social (CRAS e CREAS) do município, direcionada a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Colatina é referência nacional em robótica educativa desde 2015, com vasta experiência em programação e na utilização dos Kit de robótica LEGO. Nova Venécia, através do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), desenvolveu em 2020 o curso Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional no Cotidiano Feminino, voltado a inclusão e difusão do pensamento computacional, sobretudo ao público feminino.

O projeto propõe, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos, colocar a disposição dos municípios parceiros três cursos distintos: Nivelamento (8h), opcional e voltado ao público com pouco ou nenhum conhecimento prévio de informática; Curso Básico de Programação de Computadores (20h), que pode ser ministrado online ou presencialmente e Curso de Robótica Educativa (20h) (presencial, no campus Barra de São Francisco).

Considerando a capacidade de atendimento do Ifes campus Barra de São Francisco, estima-se que, ao final dos dez meses de execução do projeto, pelo menos 840 horas de cursos tenham sido ministradas, atendendo a até 525 alunos.

Os principais aspectos envolvidos seriam o desenvolvimento de habilidades cognitivas através da resolução de problemas do cotidiano, promovendo o estímulo da autonomia, do altruísmo, empatia e trabalho em equipe. Destaca-se, também, o caráter social da ação, considerando a composição e origem do público alvo. As atividades que contemplariam esses aspectos seriam baseadas em metodologias de aprendizagem ativas baseadas em problemas (Método Caso-problema), levando em consideração o sujeito da aprendizagem em todo o processo.

Os cronogramas de atendimento estão sendo desenvolvido em parceria com as secretarias de educação dos municípios que firmaram parceria com o Ifes. A previsão é de que as aulas de programação e robótica tenham início já no primeiro semestre de 2022.

Maiores Informações

Heyder Vagner Ramos (coordenador)
heyder.ramos@ifes.edu.br

(27) 996114781 (whatsapp)

 

Richard Allen de Alvarenga (coordenador adjunto)

Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
Ifes campus Barra de São Francisco

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página