Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto "Programar para Avançar"
Início do conteúdo da página

Projeto "Programar para Avançar"

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h39 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h42

Índice de Artigos

 botaoPROGRAMARparaAVANCARsite

http://bit.ly/roboticaifes

 

Bem-vindo ao Projeto Programar para Avançar! Letramento em Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública

O Ifes campus Barra de São Francisco, com o apoio dos campi Colatina e Nova Venécia, firmou parceria com as Secretarias de Educação dos Municípios de Águia Branca, Barra de São Francisco e Mantenópolis - ES, para oferecer cursos gratuitos de programação de computadores e robótica para os alunos das escolas públicas.

Confira alguns cursos de iniciação em tecnologia disponíveis para alunos de 8º e 9º anos dos municípios parceiros:

curso1

curso2

 


PROGRAMARparaAVANCARsite

 

Ifes Barra de São Francisco ministrará curso de Programação e Robótica para alunos da rede pública de Barra de São Francisco, Águia Branca e Mantenópolis

Diante dos benefícios que o aprendizado da programação de computadores e robótica pode proporcionar a jovens e adolescentes, abrangendo aspectos para além da habilidade de programar propriamente dita, ao passo que pode desenvolver habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe, autonomia e resolução de problemas. Considerando, também, que ao aprender programar, o adolescente aprende a pensar de forma articulada sobre o próprio pensamento humano de forma lógica, podendo influenciar positivamente em componentes curriculares como língua portuguesa e matemática, com impacto direto na visão que o aluno tem de si, do outro e do mundo de modo geral.

Ciente disto, este projeto se dedica a reunir a expertise de três campi do Ifes, Barra de São Francisco, Colatina e Nova Venécia, a fim de viabilizar a promoção de  ações de formação em programação aplicada de estudantes dos 02 (dois) últimos anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino dos municípios parceiros: Barra de São Francisco - ES, Águia Branca - ES e Mantenópolis - ES.

Busca-se aproveitar as experiências exitosas na área de programação e robótica dos campi parceiros. Barra de São Francisco ministrou, em 2019, o Curso Básico de Programação para Adolescentes, uma ação de socioeducação feita em parceria com os centros de referência em assistência social (CRAS e CREAS) do município, direcionada a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Colatina é referência nacional em robótica educativa desde 2015, com vasta experiência em programação e na utilização dos Kit de robótica LEGO. Nova Venécia, através do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), desenvolveu em 2020 o curso Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional no Cotidiano Feminino, voltado a inclusão e difusão do pensamento computacional, sobretudo ao público feminino.

O projeto propõe, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos, colocar a disposição dos municípios parceiros três cursos distintos: Nivelamento (8h), opcional e voltado ao público com pouco ou nenhum conhecimento prévio de informática; Curso Básico de Programação de Computadores (20h), que pode ser ministrado online ou presencialmente e Curso de Robótica Educativa (20h) (presencial, no campus Barra de São Francisco).

Considerando a capacidade de atendimento do Ifes campus Barra de São Francisco, estima-se que, ao final dos dez meses de execução do projeto, pelo menos 840 horas de cursos tenham sido ministradas, atendendo a até 525 alunos.

Os principais aspectos envolvidos seriam o desenvolvimento de habilidades cognitivas através da resolução de problemas do cotidiano, promovendo o estímulo da autonomia, do altruísmo, empatia e trabalho em equipe. Destaca-se, também, o caráter social da ação, considerando a composição e origem do público alvo. As atividades que contemplariam esses aspectos seriam baseadas em metodologias de aprendizagem ativas baseadas em problemas (Método Caso-problema), levando em consideração o sujeito da aprendizagem em todo o processo.

Os cronogramas de atendimento estão sendo desenvolvido em parceria com as secretarias de educação dos municípios que firmaram parceria com o Ifes. A previsão é de que as aulas de programação e robótica tenham início já no primeiro semestre de 2022.

Maiores Informações

Heyder Vagner Ramos (coordenador)
heyder.ramos@ifes.edu.br

(27) 996114781 (whatsapp)

 

Richard Allen de Alvarenga (coordenador adjunto)

Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
Ifes campus Barra de São Francisco

 


scratch1b

A palavra "scratch" surgiu na cultura hip-hop e se refere ao movimento manual, feito pelos DJs, de girar discos de vinil para a frente e para trás, para modificar, mesclar e adaptar músicas e batidas, criando versões remixadas.

Na computação, "scratch" refere-se a pedaços reutilizáveis de softwares (que aqui chamaremos de blocos), que podem ser facilmente combinados e compartilhados. Interessante, não é mesmo? E tudo isso vai fazer muito mais sentido quando você começar a utilizar a linguagem de programação Scratch e constatar que, para programar, basta arrastar os blocos e encaixá-los, de acordo com o que você quer que o programa realize.

Veja o vídeo abaixo para conhecer mais e se inspirar!

playeryoutube

Neste curso, você vai ter a oportunidade de conhecer os principais conceitos e comandos da linguagem, a comunidade Scratch, seu ambiente de programação e ver como é possível começar a programar no Scratch. Aprender a programar com o Scratch é como descobrir um novo MUNDO DE POSSIBILIDADES.

FORMA DE OFERTA
Presencial ou à distância - Ifes campus Barra de São Francisco.

OBJETIVO GERAL
Promover a inclusão tecnológica e a desenvolver a habilidades de trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas em adolescentes através da programação de computadores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver conhecimentos básicos de lógica de programação e de programação de computadores
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas
Promover habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe e empatia.
Promover a inclusão do público vulnerável através da ação educacional.

PÚBLICO ALVO
Alunos de 8º e 9º ano dos municípios parceiros

PRÉ-REQUISITO
Ser aluno devidamente matriculado em uma das escolas parceiras do projeto (veja a lista de escolas parceiras)

INVESTIMENTO
100% gratuito

CARGA HORÁRIA
20 horas

robotica2

Combinando elementos de construção Lego coloridos, hardware fácil de usar e uma linguagem de codificação intuitiva de arrastar e soltar baseada no Scratch, o Spike Prime envolve continuamente os alunos por meio de atividades lúdicas de aprendizado para pensar criticamente e resolver problemas complexos, independentemente do nível de aprendizado.

Desde projetos de entrada fácil até possibilidades ilimitadas de design criativo, o Spike Prime ajuda os alunos a aprender as habilidades essenciais do Steam e do século XXI necessárias para se tornar a mente inovadora de amanhã, enquanto se divertem. 

FORMA DE OFERTA
Presencial - Ifes campus Barra de São Francisco.

OBJETIVO GERAL
Promover a inclusão tecnológica e a desenvolver a habilidades de trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas em adolescentes através da robótica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver conhecimentos básicos de lógica de programação e de programação de computadores
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas
Promover habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe e empatia.
Promover a inclusão do público vulnerável através da ação educacional.

PÚBLICO ALVO
Alunos de 8º e 9º ano dos municípios parceiros

PRÉ-REQUISITO
Apresentar certificado de conclusão do Curso de Programação em Blocos com Scratch (Obrigatório)

INVESTIMENTO
100% gratuito

CARGA HORÁRIA
20 horas

 

 


 mapa

03 municípios firmaram parceria com o Ifes para oferecer os cursos de Programação e Robótica aos seus alunos, veja a seguir as escolas contempladas:

 

Águia Branca - ES
EMEF PE. Sérgio Banza
EMEIEF Córrego do Café
EMEIEF Pedra Torta
EMCA Fazenda Lacerda
EMCA João Quiuqui

 

Barra de São Francisco - ES
EM Barra de Itaperuna
Em Cachoeirinha de Itaúnas
EM João Bastos
EM Santo Antônio
EMFA Jacyra de Paula Miniguite
EMFA Normília Cunha Dos Santos

 

Mantenópolis - ES
Escola municipal Luiz Simão
Escola municipal Vicente Amaro da Silva

 

Não encontrou sua escola? 

Peça ao diretor da sua escola para fazer contato com o Ifes!

heyder.ramos@ifes.edu.br

(27) 99611 4781 (whatsapp) enviar mensagem

 


 

A Coordenadoria de Extensão do Ifes emitiu relatório parcial com os primeiros resultados do projeto "Programar para Avançar! Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública".  O documento pode ser acessado através do link abaixo.

CAPA relatorio

Clique aqui para baixar

Clique aqui para visualizar online

 


 

O Aprenda Scratch é um site onde qualquer pessoa pode ter seu primeiro contato com linguagem de programação de uma forma fácil e divertida, através da criação de jogos online. O Scratch é uma ferramenta do MIT que utiliza blocos lógicos para criar programas, possibilitando a aprendizagem de lógica até mesmo por crianças. Cadastre-se, assista à videoaula e faça seu primeiro programa agora mesmo. Para se inscrever, acesse http://aprendascratch.com.br e clique em "cadastre-se".

 aprendascratch logo criacaojogos

 

 


 

Confira o que já foi publicado sobre o projeto:

Ifes lança projeto Programar para Avançar! Programação e Robótica para Alunos da Rede Pública (14/01/22)

 


 

Heyder Vágner Ramos

Coordenador do Projeto

heyder.ramos@ifes.edu.br

(27) 99611 4781 (whatsapp) enviar mensagem

 

Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Ifes campus Barra de São Francisco

(27) 3083-4526

registrado em:
Fim do conteúdo da página