Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Curso ministrado pelo Ifes em parceria com CRAS e CREAS de Barra de São Francisco será tema na LATINOWARE 2021
Início do conteúdo da página

Curso ministrado pelo Ifes em parceria com CRAS e CREAS de Barra de São Francisco será tema na LATINOWARE 2021

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 18h04 | Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 10h14

Curso de Programação de Computadores teve como público alvo adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou em cumprimento de medidas socioeducativas

LATINOWARE IFES BSF 2021

No final do ano de 2019, o Ifes campus Barra de São Francisco ministrou o Curso Básico de Programação de Computadores para Adolescentes. A ação de extensão foi desenvolvida em parceria com os Centros de Referência em Assistencia Social (CRAS e CREAS) de Barra de São Francisco e teve como objetivo ensinar o básico de lógica e programação de computadores aos adolescentes referenciados pelas instituições sociais parceiras.

Sabe-se que o letramento em programação pode trazer benefícios para além da informática, como o desenvolvimento do raciocínio lógico e melhorias na compreensão de disciplinas como matemática e português. Ao final do curso, foi possível constatar que houve contribuição para o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, autonomia, interesse pelo processo de aprendizagem e capacidade de trabalho em equipe.

O conteúdo do curso, aulas, atividades e E-book podem ser visualizados no Blog Programa Ifes (https://programaifes.blogspot.com).

 

LATINOWARE 2021

A Latinoware (Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas) é o maior evento de software livre da América Latina. Ocorre anualmente na cidade de Foz do Iguaçu - PR. Em 2021, a 18ª edição será 100% online e gratuita em função da pandemia da covid-19.

O Congresso é promovido pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu/ Brasil, e abre espaço para palestras, mini-cursos e discussões sobre a utilização do Software Livre na América Latina e todas outras Tecnologias Abertas, onde também são tratados e discutidos temas como Segurança da Informação, Negócios, Empreendedorismo, Educação do Futuro, Robótica, Movimento Maker, Desenvolvimento, Internet das coisas além de promover a integração e a valorização latino-americana.

Interessados podem se inscrever e participar do evento online, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021. A experiência do curso desenvolvido no Ifes será apresentada no segundo dia do evento, no espaço Chile. Confira:

Card Heyder Vagner Ramos

 

Palestra: Tecnologia e Socioeducação: A programação de computadores no apoio ao processo de inclusão de adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Palestrante: Heyder Vágner Ramos

Instituição de Origem: Ifes campus Barra de São Francisco

Espaço de Conteúdo: Chile

Data: 14/10/2021

Horário: 19:30:00

Inscrições: https://latinoware.online/nova-inscricao.html

Perfil do Palestrante: https://latinoware.org/heyder-vagner-ramos/

 

"A latinoware é um espaço muito importante de liberdade, troca de conhecimento e crescimento. Participei algumas vezes como aluno e me sinto honrado em receber o convite para retornar ao evento como palestrante em 2021. O público de adolescentes em situação de vulnerabilidade é muito carente, inclusive de ações e cursos de capacitação, espero que levar a experiência do Ifes BSF para o evento possa despertar o desejo em outras profissionais da educação para o desenvolvimento de ações voltados à socioeducação."

Heyder Vágner

 

265 2021 Heyder Vagner Ramos Latinoware 2021 page 0001

registrado em:
Fim do conteúdo da página