Página inicial > Notícias > Experiência de aprendizagem desenvolvida no Ifes durante a pandemia será apresentada em congresso internacional da ABED

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 18h37 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 10h04

Servidores do Ifes campus Barra de São Francisco desenvolveram Blog para ensino da disciplina de logística à distância, com uso da metodologia ativa da Sala de aula invertida. Artigo foi aprovado na 27ª edição do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

ciaed

Com a ocorrência da pandemia do novo coronavírus, as atividades teóricas e práticas do Curso Jovem Aprendiz - Assistente Administrativo foram suspensas. À medida que a prática presencial foi sendo retomada pelas empresas, o instituto se viu diante da necessidade e desafio de retomar também o treinamento teórico dos aprendizes, desta vez na modalidade à distância. A questão iminente foi levantada: como manter a qualidade da instrução teórica, essencialmente ligada à prática exercida nas empresas, de modo a estimular a aprendizagem criativa dos alunos e evitar o mero instrucionismo no curso?

Como resposta a esta questão, buscou-se desenvolver uma ferramenta que aliasse as tecnologias da informação disponíveis, proporcionando facilidade de acesso aos alunos, bem como permitisse o uso de metodologia ativa, neste caso, a sala de aula invertida.

O blog jovem aprendiz foi desenvolvido neste contexto. Através da programação web, a ferramenta aliou funcionalidades de segurança, incorporação de mídias, comentários, feedback, entre outros. Após sua utilização na disciplina de Logística e Produção, 84,2% dos alunos considerou a experiência positiva e afirmou que o blog, aliado ao método da sala de aula invertida, ajudou muito no processo de aprendizagem, aproximando a teoria da experiência vivenciada nas empresas.

telablog

Exemplo de exibição de conteúdo no Blog Jovem Aprendiz

A experiência exitosa foi submetida em formato de artigo ao 27° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância,  considerado o mais importante encontro de educação a distância da América Latina, tendo sido aprovado para apresentação oral. Qualis (Capes) B N - ISSN 2175-4098. Com o tema “Modelos de Educação a Distância, como evitar o instrucionismo e privilegiar a criatividade?”, o evento ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março de 2022, na cidade de Fortaleza - CE.

O artigo aprovado recebeu o título “BLOG JOVEM APRENDIZ: A SALA DE AULA INVERTIDA NO CONTEXTO DO ENSINO DE LOGÍSTICA À DISTÂNCIA PARA ALUNOS DO CURSO DE APRENDIZAGEM EM ASSISTENTE ADMINISTRATIVO”, e teve como autores os servidores Richard Allen Alvarenga e Heyder Vágner Ramos, além do aluno de graduação Henrique da Silva Paiva (Ifes campus Barra de São Francisco). O artigo contou ainda com revisão do servidor Octavio Cavalari Junior (Ifes campus Colatina).

O Blog foi desenvolvido pelo servidor Heyder Vágner Ramos, com auxílio do aprendiz André Recla de Souza, e pode ser acessado pelo link http://jovemaprendiz.gq (A área privada do blog é acessível somente ao professor e alunos).

Site do Evento

Trabalhos Aprovados