Página inicial > Notícias > Formação do Ifes auxilia docentes da rede pública a elaborar aulas a distância na pandemia

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 15h42 | Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 10h12

Uma iniciativa dos campi Barra de São Francisco, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante e vem auxiliando professores das escolas a lidar com as novas demandas educacionais surgidas com a pandemia da Covid-19. O Curso de Práticas Pedagógicas, criado em uma parceria dos campi do Ifes com as Secretarias Municipais de Educação tinha a proposta de ser parcialmente presencial, mas foi reconfigurado para ser ofertado a distância e adquiriu um papel ainda mais importante pelo momento atual.

A formação tem um total de 588 matriculados. Em Barra de São Francisco foram ofertadas 150 vagas para professores do eixo do Ensino Fundamental I.

O primeiro encontro do grupo aconteceu no dia 6 de março com uma aula inaugural, mas em seguida houve a suspensão das aulas presenciais, então o curso migrou inteiramente para as plataformas on-line. O conteúdo também passou a ser dirigido para atividades que os docentes pudessem aplicar a distância com seus alunos das escolas municipais.

89979186 2580597485548251 5273349807962849280 o

90082722 2580596945548305 1294196392155152384 o

A primeira atividade para o eixo do Ensino Fundamental I foi sobre estratégia de ensino de História, na qual foi trabalhado o estudo da História individual. Foi proposto que os alunos elaborassem minibiografias, relacionando fatos de suas vidas a fatos históricos do Brasil na economia, na política e na sociedade.

Em Barra de São Francisco o curso está sendo desenvolvido sob responsabilidade da pedagoga do campus, Conceição Regina Pinto de Oliveira e dos professores Cássio Antunes de Oliveira e Maria Lorraine Fonseca Oliveira.

A formação seguirá até o mês de novembro. Na avaliação da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Campus já fica um sentimento de satisfação por poder colaborar com o desenvolvimento educacional em uma época em que é necessário encontrar novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem.

Maiores informações: https://ifes.edu.br/noticias/19359-formacao-do-ifes-auxilia-docentes-da-rede-publica-a-elaborar-aulas-a-distancia-na-pandemia