Projeto dos campi Barra de São Francisco e Itapina propõe soluções a melhoria da renda e da qualidade de vida do homem do campo
Propostas criadas por estudantes podem embasar novas políticas públicas para produtores rurais da região noroeste
Uma proposta inovadora: aplicar já no Ensino Médio uma metodologia internacional – a Triple Helix Innovation – que alia academia, a indústria e governos para promover o desenvolvimento econômico e social de uma região. No projeto-piloto desenvolvido pelos campi Barra de São Francisco e Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), estudantes tiveram o desafio propor, dentro dessa metodologia, soluções conjuntas para a melhoria da renda e da qualidade de vida dos produtores rurais da região.
Os temas discutidos abordaram o endividamento na agricultura familiar; associações rurais femininas; crise econômica e desaceleração no mercado consumidor; e conflitos familiares entre alunos do curso técnico e pais. Os relatórios com as propostas dos estudantes serão entregues a representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina e à prefeitura do município e para o coordenador do curso técnico em agricultura do campus Barra de São Francisco, assim como para secretaria de agricultura da prefeitura, no sentido de que esses resultados possam apoiar o desenvolvimento de novas políticas públicas voltadas ao homem do campo.
A experiência envolveu quatro turmas do terceiro ano dos cursos técnicos integrados do Campus Itapina sob a coordenação do Prof. José Cláudio Valbuza, totalizando 110 alunos, apoiados pelo Prof. Thiago Stelzer e Camila Meneghelli, TAE, com a colaboração do Prof. Dr. Everaldo de França do Campus Barra de São Francisco. Cada turma foi dividida em três grupos representando academia, governo e negócios. Os alunos assumiram funções de administrador, gerente financeiro, gerente de marketing, gerente de pessoas, consultor jurídico, gerente de tecnologia da informação e gerente de pesquisa e desenvolvimento.
O Prof. Valbuza destaca do diferencial da experiência. "Até onde temos conhecimento, essa metodologia só era discutida nos cursos de graduação e pós-graduação, o que coloca os campi Itapina e Barra de São Francisco em alinhamento com discussões internacionais sobre o tema", afirmou.
Conferência Internacional de Inovação
O projeto-piloto também teve como resultado o trabalho "The Triple Helix of innovation in the technical courses integrated to middle school - government, academy and industry together in construction of intervention proposals for family agriculture", apresentado na última Conferência Internacional de Inovação, na África do Sul pelo Prof. Dr. Everaldo de França do campus Barra de São Francisco.
Prof. Everaldo conta que a proposta do Ifes conquistou o segundo lugar na conferência e pode ainda contribuir para a internacionalização do currículo institucional. “A partir de agora, a ideia é que o projeto passe por alguns ajustes para que seja realizado novamente e possa ser executado também por outros campi do Ifes”, finalizou.
O trabalho do professor Everaldo foi premiado em 1º lugar: “Best Poster Award 2019 – First runner up”
Redes Sociais