Página inicial > Notícias > Seminário de Agroecologia e Produção de Alimentos Saudáveis

Seminário de Agroecologia e Produção de Alimentos Saudáveis

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 17h05 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 17h05
Aconteceu na última quinta-feira, dia 24 de maio, o primeiro Seminário de Agroecologia e Produção de Alimentos Saudáveis: "Produto orgânico - Melhor para a vida".
O evento ocorreu na Escola Família Agrícola Normilia Cunha dos Santos, córrego da queixada, zona rural de Barra de São Francisco, tendo o objetivo dar maior visibilidade à agroecologia como proposta de desenvolvimento rural e apresentar novas possibilidades para que os produtores optem cada vez mais pela produção de alimentos orgânicos de forma sustentável e autônoma.

DSC 0757 001

Pela manhã, foi ministrada palestra sobre "Agroecologia e produção de alimentos saudáveis" pela Professora de Extensão Universitária da Universidade Federal de Viçosa, Ludiane Santos de Souza Mendes - terapeuta holística e técnica em agropecuária e homeopatia rural. Ao fim da palestra, foram conduzidos trabalhos em grupo para o redesenho dos agrossistemas das propriedades rurais dos
participantes, visando otimizar a saúde do solo e os recursos disponíveis.
Na parte da tarde foi realizado um "dia de campo" contendo 3 oficinas práticas: Uma sobre Microorganismos Eficazes (EM), ministrada pelo produtor José Roberto Oliveira, outra sobre o fungicida agrícola tradicional "Calda bordalesa / mistura de Bordeaux" por Sérgio Luiz Marin e, por fim, Saúde do solo e suas indicações, também pela professora Ludiane Santos. Durante as oficinas os participantes puderam aprender na prática os procedimentos e levar amostras para suas casas.

O Seminário foi uma ação de Extensão do Ifes campus Barra de São Francisco em parceria com o Banco do Nordeste, INCAPER, Federação das Associações de Produtores Familiares, Movimento do Pequenos Agricultores (MPA) e Secretaria Municipal de Agricultura de Barra de São Francisco.

DSC 0856 001