Página inicial > Notícias > Uncategorised > NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 00h30 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 00h58

Sobre o Napne

O Napne Campus Barra de São Francisco é composto por servidores de diversas áreas, que trabalham para desenvolver ações que contribuam para a promoção da inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, buscando viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito em seus cursos.

Quem o Napne atende?

As pessoas com necessidades específicas atendidas pelo Napne são as que possuem deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, conforme legislação e regulamento interno.

- Deficiências: física; auditiva; visual e intelectual.

- Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD): distúrbios nas interações sociais que englobam os diferentes transtornos do espectro autista; psicoses infantis; Síndrome de Asperger; Síndrome de Kanner e Síndrome de Rett.

- Altas habilidades/superdotação: possuem habilidades potenciais ou demonstradas, que evidenciam alta capacidade de desempenho.

Infraestrutura para atendimento

Fornecimento de recursos, materiais ou metodologias necessárias para atender aos alunos em suas diferenças, como por exemplo de intérprete de Libras-Português para o aluno surdo, impressora braille para o aluno cego, adequações para o aluno cadeirante, metodologia que leve em consideração o tempo de resposta de um aluno com deficiência intelectual ou de enriquecimento de conteúdo para aluno com altas habilidades.

Encaminhamento para o Napne

O aluno pode ser encaminhado para o Napne a qualquer momento durante a trajetória dele na instituição:

- Na inscrição no Processo Seletivo, o estudante se autodeclara com necessidades especiais;

- No ato da matrícula, indicando no campo destinado a identificação;

- Durante o processo de ensino e aprendizagem, sendo direcionado pela equipe pedagógica ou familiar.

A partir do momento em que o aluno com necessidades específicas é identificado, o Napne desenvolve o trabalho de colaboração junto à comunidade escolar para atendimento às especificidades do discente.

(27) 3756 - 8894

napne.bsf@ifes.edu.br

Coordenação:

Bianca da Silva Ferreira – Coordenadora

Aldo Marcello Costa Bicalho – Coordenador Adjunto

Equipe do Napne

Portaria nº 242/2020 - Nova composição do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)

Resoluções do Ifes

CS nº 33/2020 – Regimento dos Napnes

CS nº 55/2017 - Institui Procedimentos de Identificação, Acompanhamento dos Alunos Necessidades Específicas Ifes - Alterada Resolução nº 19/2018

Outros Documentos

Cartilha Napne