O projeto 'A imagem como recurso de problematização da vida' apresenta a mostra “PENSANDO O SOFRIMENTO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE VIDA DE FRIDA KAHLO”

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 00h38 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 00h38
Será realizada no dia 22 de junho às 19h, a terceira edição do projeto 'A imagem como recurso de problematização da vida', coordenada pelos professores Roseane Vargas Rohr, Hiata Anderson Silva do Nascimento, Everaldo de França, Marling Gava Alvarenga e Gustavo de Oliveira Andrade, no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Barra de São Francisco. A mostra tem como parceiro o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo.

O evento tem como proposta de trabalho a problematização e reflexão sobre questões históricas e da contemporaneidade, tomando como principal recurso didático-pedagógico a montagem de mostras de imagens [fotografias, cenas de filmes, quadros de pintores/as consagrados/as, propagandas veiculadas na mídia etc].

A terceira edição terá como tema de discussão, o sofrimento humano a partir da vida de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, uma pintora mexicana do século XX, conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias.

As pessoas que participarem desse encontro poderão conhecer um pouco da vida de Frida, uma mulher à frente de seu tempo e que teve sua existência completamente transformada após um grave acidente. Foi nesse período que começou a pintar e retratar suas angústias, suas dores e suas frustrações, que passaram a ser expressas através de suas criações. Em seus trabalhos, vemos o sofrimento representado e expresso de uma forma que nos toca a todos/as. É uma oportunidade de apresentar a arte para as pessoas e ainda promover inquietações e novos olhares.